domingo, 14 de março de 2010

Mudança na Avaliação

Mudança na avaliação dos alunos:

No sábado 06 de março, os professores e direção estudaram o Regimento Escolar e decidiram que é chegado o momento de rever a avaliação dos alunos a partir das suas experiências. O Regimento Escolar não coloca explicitamente sobre as RPs, e sim que a Recuperação deve ocorrer paralelamente ao Ano Letivo. Há anos, foi feita uma interpretação que direciona uma avaliação a mais em cada trimestre, o que não esta descrita no decorrer do Regimento Escolar.

O que os professores e direção questionam:

- Da forma como a recuperação está sendo feita: Uma prova de recuperação no final do trimestre o que prevalece é a recuperação de notas e não de conteúdos e aprendizado;

- A maioria dos alunos não melhora sua nota, desperdiça-se tempo (que poderia ser utilizado para revisões) e dinheiro com xerox de muitas provas que são zeradas;

- Ocorrem distorções, como alunos que ficam abaixo da média e fazem a RP superando na média trimestral aqueles que não pegaram esta avaliação.

O que os professores e direção defendem:

- No decorrer do trimestre realizar no mínimo três avaliações, mais a qualitativa (que deve ser de 10% do peso do trimestre – a qualitativa não é obrigatória), além de realizar atividades de recuperação, devidamente registradas na chamada;

- Todos os professores devem combinar com a turma no início do trimestre, quais as avaliações, o peso de cada uma e quando serão realizadas;

- Como a avaliação é cumulativa, o conteúdo será cobrado nos próximos trimestres ele tem de ser retomado;

- Em outras palavras a RP do trimestre não será mais feita. O professor deve dividir as suas avaliações durante o trimestre e então perceber os conteúdos que devem ser retomados e recuperados durante o ano, para que na avaliação final do ano letivo o aluno esteja mais preparado ou seja aprovado sem esta prova de recuperação (o chamado provão continua).

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