domingo, 14 de março de 2010

Mudança na Avaliação

Mudança na avaliação dos alunos:

No sábado 06 de março, os professores e direção estudaram o Regimento Escolar e decidiram que é chegado o momento de rever a avaliação dos alunos a partir das suas experiências. O Regimento Escolar não coloca explicitamente sobre as RPs, e sim que a Recuperação deve ocorrer paralelamente ao Ano Letivo. Há anos, foi feita uma interpretação que direciona uma avaliação a mais em cada trimestre, o que não esta descrita no decorrer do Regimento Escolar.

O que os professores e direção questionam:

- Da forma como a recuperação está sendo feita: Uma prova de recuperação no final do trimestre o que prevalece é a recuperação de notas e não de conteúdos e aprendizado;

- A maioria dos alunos não melhora sua nota, desperdiça-se tempo (que poderia ser utilizado para revisões) e dinheiro com xerox de muitas provas que são zeradas;

- Ocorrem distorções, como alunos que ficam abaixo da média e fazem a RP superando na média trimestral aqueles que não pegaram esta avaliação.

O que os professores e direção defendem:

- No decorrer do trimestre realizar no mínimo três avaliações, mais a qualitativa (que deve ser de 10% do peso do trimestre – a qualitativa não é obrigatória), além de realizar atividades de recuperação, devidamente registradas na chamada;

- Todos os professores devem combinar com a turma no início do trimestre, quais as avaliações, o peso de cada uma e quando serão realizadas;

- Como a avaliação é cumulativa, o conteúdo será cobrado nos próximos trimestres ele tem de ser retomado;

- Em outras palavras a RP do trimestre não será mais feita. O professor deve dividir as suas avaliações durante o trimestre e então perceber os conteúdos que devem ser retomados e recuperados durante o ano, para que na avaliação final do ano letivo o aluno esteja mais preparado ou seja aprovado sem esta prova de recuperação (o chamado provão continua).

sábado, 13 de março de 2010

Novo portão de acesso aos alunos


Cobertura para proteção do sol e da chuva na parte interna do pátio.



Recuo do muro para proteção da chuva e sol enquanto espera o transporte.

Parquinho revigorado



Pátio dos plátanos e parquinho está coberto por brita, para ser utilizado também em dias após chuva.





O parquinho que recebeu mais dois brinquedos novos no final do ano passado e pintura, agora também está com o piso coberto de brita.

Ginásio quase liberado




Marcação da quadra feita, ontem foi a vez de chegarem as traves, postes da rede de volei e as tabelas de basquete.

terça-feira, 9 de março de 2010

GEOMK - Grêmio Estudantil Olga Maria Kayser

No início da noite de hoje reuniram-se com o diretor da escola alunos do três turnos da escola. Conforme foi combinado em todas as turmas, nesta reunião decidiria-se sobre a eleição do Grêmio Estudantil da Escola.
Os presentes apresentaram suas idéias sobre a importância do Grêmio Estudantil: Participar das decisões da escola, interagir com professores e direção, representar os estudantes da escola nas lutas sociais como mais vagas na universidade pública.
Outro ponto importante discutido foi o perfil dos representantes do Grêmio Estudantil: Alguém que ouça seus colegas, e saiba falar e agir na hora certa, comunicativo, convicto, justo, criativo. também foi salientado da importância do Grêmio ser unificado, ter alunos de todos os turnos, para haver integração e não disputa.
Foram então colocadas duas propostas em votação, formar chapa única, para assumir o GEOMK depois de passar nas salas apresentando-se ou dar mais prazo para inscrição de chapas. A proposta vencedora foi a primeira.
A chapa única do GEOMK ficou assim constituída
Coordenação Geral:

Divane Mota da Silva (207) e Jarine de Matos Trindade (81)

Coordenação Financeira:

Lucas (107), Cláudia Valentini (81), Ismael de Oliveira Carvalho (114)

Coordenação Social:

Thais Fernandes de Freitas (107), Letícia Luciano Henrique (81), Wesley Moraes de Oliveira (110)

Coordenação de Esportes:

Débora Chilanti Consorte (106), Vinycius Lentz Silva (202), Alisson Gilberto Bueno da Silva Brasil (81), Édenilson de Araujo Marias (81), Élison Brito Castilhos (206)

Coordenação de Cultura:

Nara da Cunha (204), Muriele Lauksen de Mello (201), Natália Louise Bonesi (71), Douglas Martinelli (110)

Coordenação de Relações Acadêmicas:

Jorge Fernando Cabral (201), Leonardo Machado da Silva (201), Kimberly Dutra da Silva (110).

Coordenação de Comunicação:

Rafaela Marschall (203), Amanda de Matos Matias (81), Franciele Rodrigues Tamanho (304)










































































domingo, 7 de março de 2010

8 de março



História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data


Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres


Para que ninguém a quisesse
Marina Colasanti

Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.
Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.
Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.
Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.
Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.
Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.

Reunião Pedagógica





Na manhã de ontem os professores realizaram mais uma reunião pedagógica. A reunião iniciou com uma mensagem de motivação. Após os professores participaram de uma dinâmica denominada círculos duplos. Os educadores de nossa escola formaram duplas e estas duplas formaram dois círculos. Cada dupla ganhou uma das cinco questões relacionadas a avaliação do aluno e aproveitmanto dos laboratório da escola. A dupla teve então cinco minutos para discutir esta questão. Apósesta rodada, os componentes do círculo do meio eram convidados a cada três minutos a sentar uma cadeira a direita, ficando a tarefa a cada troca de lugar expor para o colega professor o que havia discutido. Após estas trocas reunirão-se as duas duplas por questão para redigir um relatório e apresentar para os demais. as decisões desta reunião serão apresentadas para a comunidade escolar e discutidas sábado ´dia 20 de março.

Tenis de Mesa e Pebolim




Alunos da tarde e noite inauguraram no final da tarde de sexta-feira a mesa oficial de tênis de mesa e de pebolim. Serão mais duas alternativas para as aulas de educação física e recreio. Esperamos que todos colaborem para a manutenção destes equipamentos.

sexta-feira, 5 de março de 2010

quinta-feira, 4 de março de 2010

Geografia:


Você conhece os países africanos?








AbcArcade.com Free Internet Games - Geography South America
Geography South America

Show your
knowledge of the
geography of South
America.

Play this free game now!!



Geography South America - AbcArcade.com





AbcArcade.com Free Internet Games - Geography Europe
Geography Europe

Show your
knowledge of the
geography of
Europe.

Play this free game now!!

Poesia Matemática

Romance matemático


Dê-me o silêncio...
Para eu dizer que nosso romance é como uma equação
Em que ponho-me, insistentemente;
A descobrir o valor de sua incógnita.
Dê-me o silêncio...
Para eu derrubar todos os axiomas;
Que insistem em dizer que nosso amor é impossível.
Dê-me o silêncio...
Para eu dizer que você é o pivô de minha matriz escalonada;
Que cada virtude que encontro em você
É um determinante para nossa relação.
Dê-me o silêncio...
Para eu dizer que a função que rege minha vida
Consiste em que cada elemento do seu domínio
Está associado a um elemento de meu contra-domínio.
Dê-me o silêncio...
Para eu te mostrar que nossas retas paralelas se encontrarão no infinito.
Dê-me o silêncio...
Para eu dizer que quando contemplo a imagem de seu corpo,
Meus batimentos cardíacos modelam uma cossenóide.
Dê-me o silêncio...
Para te provar que embora sejamos ângulos opostos pelo vértice,
nossas medidas são iguais.
Nesse instante me calo e quem diz tudo é você.

Andreson Costa dos Santos Souza e Alex Bruno Carvalho dos Santos

Fórmula do amor


Se você me amasse...
Um terço do que te amo.
Já teria me dado,
O que tanto reclamo.
E nosso amor...
Então se multiplicaria,
E hoje seria,
O dobro do dobro.
Portanto... O quadrado,
Do que ambos somados já tinham.

Mas...
A aritmética não falha.
E em nossas vidas.
Quanto mais eu te somo,
Mais você me subtrai.
Quanto mais eu te multiplico,
Mais você me divide.
E ao final...
Tu ficas com o quociente.
E eu... sou o resto.
E só depois de fracionado!
Em milhões de pedaços...
É que você finalmente me descarta.

Na minha fórmula do amor
Eu te dou tudo.
Muito embora,
Eu não tenha nada.
Na sua!
Nada pretendes me oferecer.
Muito embora,
Tudo que eu queira.
Seja apenas seu amor!

Ah! Matemática...
Ciência exata e precisa,
De formulas complicadíssimas.
Deveras tão simples...
Ante as proposições,
Que regem os trâmites do amor.

Jaime Aparecido Donizeti Privatti

Coração geométrico


Um coração é um ponto solitário,
Em um plano cartesiano imaginário,
Vagando triste em busca de seu par.
Se encontra outro ponto, surge a reta,
Dois corações unidos numa meta,
Se amando par a par.
No entanto, se outro ponto aparece,
E em trajetória dessa reta desce,
Cruzando velozmente sem parar,
Não trio amoroso, isto é insano,
Geometricamente forma apenas plano,
Criado para os pontos abrigar.
E nesta harmonia estabelecida,
Os pontos formam retas, em partida,
Prá juntos, bem alegres caminhar.
Figuras hiperbólicas vão se formando,
Cilindros, cones, cubos, e girando,
Lindas esferas, doidas a bailar.
Miríades de ângulos adjacentes,
Perpendiculares, medianas e tangentes,
Formam cascatas a revolutear.
E nesse volitar de entes geométricos,
Eu me encontro, simples ponto a buscar,
Nos espaços infinitos, quilométricos,
De todos os quadrantes paramétricos,
Um coração a quem eu possa amar.

Fadlo Dualibi Neto

Piadas de Química

1) Como o elétron se suicida?
R: Ele pula da ponte de hidrogênio.



2) Por que não se pode falar alto nos laboratórios?
R: Para não perturbar a concentração dos reagentes.



3) Por que as hemácias não se perdem na corrente sanguínea?
R: Porque elas seguem as plaquetas.



4) Como um químico atende o telefone?
R: Próton.



5) Por que os químicos são os profissionais mais higiênicos?
R: Porque eles lavam as mãos antes e depois de irem ao banheiro.



6) Qual dos dois dissolve em água: o pinguim ou o urso branco?
R: O urso branco, porque ele é polar.


7)Um químico entra na farmácia e pergunta ao atendente:

- "Você tem ácido acetilsalicílico?"

- "O senhor quer aspirina?"

- Isso! Eu sempre esqueço o nome!



8) Química é uma substância que:

- Um químico orgânico transforma em mau cheiro.

- Um químico analítico transforma em procedimento.

- Um físico-químico transforma em linha reta.

- Um bioquímico transforma em espiral.

- Um engenheiro químico transforma em lucro.



9)Qual o lanche favorito do átomo?

R: Pé-de-moléculas.



10)Qual o elemento químico que está sempre na sombra?

R: O Índio. Ele está embaixo do Gálio.



11)Qual é o cúmulo da química?

R: 1 Meteno e 2 Benzeno

12) O que o carbono diz quando vai preso?
R: Tenho direito a 4 ligações!

------------------------
13)E porque ele fugiu?
R: Porque deixaram a cadeia aberta!
------------------------

14)Qual elemento mais bem informado da tabela?
R: O Francio, que está sempre ao lado do Radio!

------------------------

15) O que seis carbonos estão fazendo de mãos dadas com seis hidrogênios na igreja?
R: Benzeno!

------------------------

16) Qual o contrário de volátil??
R.: vem cá sobrinho!

------------------------

17) Porque o martelo e a tesoura são hidrocarbonetos?
R: Porque o martelo é propino e a tesoura é propano!

------------------------

18) Qual o barulho q o átomo faz ao arrotar?
R: Böööööhrrrr!

------------------------

19) Qual o nome desse composto: BaNa2Ag?
R: Banana prata!

------------------------
20) Ocê sabe porrr que não se pode tomar NaOH?
R: Porque faz 'mar' (NaOH + HCL = H2O + NaCL)

------------------------

21) O que é um gas nobre?
R: O Peido do Rei!

------------------------

22) O que a bolacha de agua e sal era antes de ser bolacha de agua e sal?
R: Era uma bolacha acido base!
(Acido + base = Agua + Sal pra quem não entendeu!)

Experiências de Física













Para pensar...




MENSAGEM

A sabedoria e a ignorância se transmitem como doenças; daí a necessidade de se saber escolher as companhias.

William Shakespeare




sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quadra está sendo pintada




22 de fevereiro - Volta às aulas

Dia 22 de fevereiro voltaram as aulas os cerca de 1.200 alunos de nossa escola. Nos três turnos os alunos e professores conheceram a quadra nova do ginásio, na qual entraram ao som do tema da vitória de Ayrton Senna. O diretor Márcio deu as boas-vindas a todos e convidou para entoarem o Hino Nacional. Após todos foram conhecer as suas turmas e estudar os princípios de convivência.