quinta-feira, 2 de abril de 2009

NEPSO

http://projetonepsomk.blogspot.com/ Link do blog do projeto NEPSO OMK


"Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião"

O programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) consiste na disseminação do uso da pesquisa de opinião, como instrumento pedagógico, em escolas públicas de ensino regular fundamental e médio e em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). É fruto da parceria entre o Instituto Paulo Montenegro –instituição sem fins lucrativos vinculada ao IBOPE– e a ONG Ação Educativa, sob a coordenação geral de Marilse Araujo.


Metodologia
A metodologia proposta para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de opinião pode propiciar aprendizagens significativas que vêm ao encontro das orientações curriculares atuais para a educação básica. Pode constituir experiências de prática escolar que concretizam os princípios da contextualização de conteúdos, integração de disciplinas, valorização da iniciativa e autonomia dos jovens, cidadania e participação, afirmados nessas orientações, criando possibilidades de inovação do trabalho pedagógico.


Conceito
Nosso modelo escolar predominantemente calcado na transmissão de conhecimentos (historicamente produzidos exclusivamente na universidade) e na obediência à orientações externas (gabinetes dos governos) vem dando sinais de esgotamento e mostra-se cada vez mais inadequado. Por outro lado, há mais de 50 anos, muitos educadores vêm propondo a metodologia de projetos como alternativa à organização tradicional dos conteúdos em sequências rígidas e por disciplinas. As propostas nessa linha preconizam a organização do ensino a partir de temas que podem envolver uma ou mais áreas do conhecimento.


A pesquisa que ensina
A pesquisa de opinião é instrumento poderoso para os educadores que querem trabalhar nessa perspectiva e enfrentar o desafio de construir uma escola que produz conhecimentos sobre si mesma, sobre sua comunidade, sobre como interferir nos fenômenos educativos. Esse tipo de pesquisa envolve a diversidade de pontos de vista e a busca de explicações através de uma série de procedimentos de investigação, realizados através de trabalho coletivo, propondo atividades pedagógicas centradas nos professores e alunos, como sujeitos do processo educativo.


Os temas mais diversos, com os mesmos objetivos
Adolescentes pernambucanos escolheram como objeto de pesquisa o tema “gravidez na adolescência”; já uma escola situada entre duas favelas cariocas decidiu investigar o significado da palavra “esperança”; alunos da Zona Leste de São Paulo entrevistaram a comunidade sobre preconceito racial; no Rio Grande do Sul, estudantes quiseram saber dos moradores do bairro se as capas dos livros influenciavam o hábito de leitura. Os temas podem variar, mas os objetivos do uso pedagógico da pesquisa são sempre os mesmos:


Motivação, tornando o processo de ensino mais interessante para o aluno.
Protagonismo, fazendo do aluno autor de seu próprio aprendizado.
Contextualização, utilizando o universo do aluno para a construção do conhecimento.


Projetos-piloto e pólos multiplicadores
A eficácia da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico foi comprovada por projetos-piloto realizados em escolas públicas do Rio de Janeiro e São Paulo ao longo de 2000. Após essas primeiras e bem sucedidas experiências, o Instituto criou pólos multiplicadores, para orientar novos projetos em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.


Pólo virtual na Internet
O site do Instituto Paulo Montenegro é um importante instrumento para disseminar a metodologia NEPSO e apoiar os professores, coordenadores, alunos e jovens internautas. Ele oferece informações sobre o programa Nossa Ecola Pesquisa sua Opinião, o uso pedagógico da pesquisa de opinião, de forma contextualizada, reunindo textos, bancos de projetos, vídeos, notícias, gráficos, produtos, serviços, análises, opiniões, entrevistas, papers e links para assuntos correlatos.


Congresso IBOPE UNESCO: trocando e ampliando experiências.
Realizado pela primeira vez em 2002, o encontro é dirigido a profissionais de educação, universidades, escolas públicas e privadas, organizações não governamentais, instituições governamentais ou interessadas no uso pedagógico da pesquisa. Seu objetivo é disseminar a metodologia do Nossa Escola Pesquisa sua Opinião e promover anualmente o intercâmbio de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário