quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Anos dourados a anos rebeldes

Turno da tarde apresentou ontem imagens´, músicas e danças relacionados as décadas de 1960, 70 e 80.

sábado, 26 de novembro de 2011

Festa da Uva 2012

Esteve na escola sexta-feira 24 de novembro uma das embaixatrizes da Festa da Uva, para divulgar o evento do próximo ano. Os alunos foram muito receptivos a beleza e simpatia da embaixatriz.









quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Novos computadores para o Laboratório de Informática



Adquiridos com verba do FNDE PDDE, chegaram mais cinco computadores para o Labinf.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Lugar de lixo é no lixo


Dê uma ajuda para o lixo, já que ele não tem pé e você é uma pessoa educada coloque em alguma lixeira, espalhadas pela escola.





terça-feira, 22 de novembro de 2011

domingo, 20 de novembro de 2011

Badminton

No sábado três professores e três alunos representaram a escola na ceromônia de encerramento dos Jogos Escolares 2011. Ficou campeão entre as escolas municipais a escola do bairro São Vitor Cohab e entre as estaduais a escola Melvin Jones.
No final da programação foi apresentado o Badminton, esporte olímpico que terá competição escolar ano que vem em Caxias do Sul. Em nossa escola o Badminton será uma novidade no recreio ainda este ano.










O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Este esporte foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuia o nome de poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.

Conhecendo o campo e os equipamentos
O badminton é praticado um contra um ou em duplas. Utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros. 
Objetivo e regras do jogo
O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três games de 15 pontos. O jogo é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três games (sets). Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos.

Curiosidades:
- A peteca de badminton possui 16 penas de ganso.
- O badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo. É muito popular em países do Oriente como, por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia.
- O badminton é um jogo muito rápido e a peteca pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h numa raquetada.
- As competições internacionais oficiais de Badminton são organizadas pela IBF (Federação Internacional de Badminton).
- No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBB (Confederação Brasileira de Badminton).
- Em 2007, o Campeonato Mundial de Badminton aconteceu na Malásia.
- Nas Olimpíadas 2008, o badminton fez parte das competições.



As Regras




 

1) Para começar o jogo:
- com uma moeda ou com a própria peteca, faça um sorteio. O vencedor tem a opção de servir (sacar), receber ou optar por um dos lados da quadra. Os atletas têm direito a um aquecimento de dois minutos antes do início do jogo.
2) Posição na quadra no começo de um game :
- a pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço no lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica do outro lado da rede dentro da área de serviço no lado direito da quadra, na diagonal de quem serve. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a visão do recebedor.
3) Posição de quem serve:
- se o placar de quem serve for par, o serviço deve ser feito do lado direito da quadra. Se o placar for ímpar, do lado esquerdo da quadra. Nos jogos em duplas a regra é a mesma. O servidor permanece servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally.
4) Serviço: 
os saques, no Badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis. No exemplo abaixo, o jogador A saca para o jogador X. O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra de quem serve que deve lançar a peteca obliquamente sobre a rede, para o seu lado esquerdo da quadra adversária - Vencendo o ponto, continua servindo o mesmo jogador, devendo inverter a sua posição na quadra. Servirá, então, na sua esquerda para o seu lado direito da quadra adversária. Havendo perda do ponto, o serviço passa para o lado adversário.o recebedor não deve se mexer até que quem serve golpeie a peteca.
Quem serve tem que:
  1. manter parte de ambos os pés numa posição imóvel no chão;
  2. acertar a base da peteca primeiro;
  3. a peteca inteira ficará abaixo da linha de cintura no instante em que é golpeada;
  4. o cabo da raquete do servidor no instante em que a peteca é golpeada apontará para baixo;
  5. o movimento da raquete será contínuo até o final do serviço.
5) Durante o jogo:
- se o jogador ganhar a disputa da jogada (rally), ele marca um ponto, mudando o lado do serviço e continuando a servir. Se ele perde o rally, seu oponente marca um ponto e passa a servir. Nos jogos em duplas, se a dupla servidora ganhar o rally, um ponto é marcado e o servidor muda de lado e continua a servir. Se eles perderem o rally, o serviço passa para a dupla adversária.
6) Servindo ou recebendo do lado errado:
- se um erro de área de serviço for cometido, o erro não será corrigido e o jogo continuará sem mudança na área de serviço dos jogadores.
7) O let ocorre quando:
- ocorre uma interferência de fora do jogo como, por exemplo, uma peteca de outra quadra que cai na sua quadra.
8) Será considerado falta:
a) se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede enquanto a peteca está em jogo;
b) se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra;
c) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra);
d) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca);
e) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra;
f) se houver interferência com a peteca, mau comportamento ou 'cera', o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto;
g) se o parceiro do recebedor receber o serviço;
h) se o servidor faz o movimento e erra a peteca.
- obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.
9) Fim do jogo:
- os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro.
Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos. Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos.
O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.


10) Tempo durante o jogo:
- sempre que o 1º jogador/dupla atingir 11 pontos um tempo de 60 segundo é concedido. Esta regra vale para qualquer game.
- nos intervalos do 1º para o 2º game e do 2º para o 3º game (se houver) um intervalo de dois minutos é concedido.
11) Quadra:
O badminton pode ser praticado ao ar livre, mas o ideal é que ele seja jogado em quadra coberta, onde não ocorram correntes de ar. Não é aconselhado também o uso de sistema de ventilação que movimente o ar, o que atrapalharia o jogo.
O piso da quadra deve ser feito de material antiderrapante, e suas marcações serão feitas de cores facilmente identificáveis (branco ou amarelo). O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não deve ter menos de 1m (até as paredes laterais), e de um 1,5m (para as paredes de fundo). 

A rede de badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão. Ela deve ter uma trama bem esticada de forma que seus fios superiores fiquem no mesmo alinhamento dos postes. a rede pode ser fixada em postes ou em suportes fora da área da quadra.


Equipamentos



 

Petecas
    A "bola" usada no Badminton é uma frágil e aerodinamicamente eficiente peteca .  As petecas usadas em competições pesam entre 4.74 e 5.50 gramas. 

Existem dois tipos de petecas, as tradicionais, feitas com penas de ganso e as sintéticas, feitas de nylon.  Ambas possuem bases esféricas feitas de cortiça ou poliuretano, contendo um pequeno peso de chumbo, sem o qual a peteca seria muito leve para percorrer as distâncias necessárias.  A esta base estão fixadas 16  penas, e no caso das petecas de nylon, uma "saia" deste material.  Jogadores profissionais só utilizam as petecas de penas, que só duram alguns rallies , pois as penas não suportam os golpes
    Petecas: Nylon e Penas.           As petecas sintéticas são mais usudas por jogadores amadores, iniciantes e para treinamento.  Estas petecas são mais baratas do que as de penas e duram muito mais.
    Seja qual for a peteca escolhida, certifique-se que ela foi testada para alcançar a velocidade correta necessária no local onde se realizarão as partidas.
    A velocidade da peteca está ligada com o tamanho e a temperatura do local onde o badminton será praticado, em outras palavras, com a resistência do ar.
    Normalmente, as petecas sintéticas possuem uma gradação que relaciona cores com a velocidade da peteca.  Já as de penas possuem uma escala numérica para designar as velocidades.  Esta escala vai de 73 a 85 grains (1 grain = 0.065 gramas), sendo a de 85 grains a mais rápida.

Raquetes 
    A raquete é, sem dúvida, o principal  equipamento do badminton, sendo sua escolha muito importante para um bom desempenho nas quadras.  Elas variam de 85 à 110 gramas em peso.  Não pague muito nem pouco pelo seu equipamento, mas compre o melhor que puder. 
    Boas raquetes não fazem um bom jogador, mas com certeza ajudam.  Para os iniciantes, uma raquete de aço e alumínio servirá para pegar o jeito do esporte, com o tempo você poderá adquirir uma raquete mais leve, de grafite por exemplo.  Trate bem da raquete, não exponha ela ao calor e a umidade, evitando que ela empene ou que as cordas se estraguem.
Empunhadura O jogador deve conferir o tamanho do punho que lhe parecer mais confortável.  Os punhos das raquetes variam em tamanho de 8.6 a 9.2 cm.  Deve-se usar um grip que proporcione conforto e segurança durante o jogo.Haste O material usado aqui varia com o preço, usa-se o aço temperado e o grafite e suas combinações (com fibra de vidro, boro etc.).  O Kevlar , material já usado nas indústrias naval e aeroespacial, está sendo usado pelas fabricantes de raquetes.  Ele é conhecido pela sua relação peso-durabilidade, isto é, ele tem a mesma resistência do aço, com apenas 20% do seu peso.  O kevlar é sem dúvida uma excelente inovação com relação aos materias usados na fabricação de raquetes.
Armação Esta também é feita de grafite e seus aditivos ou de alumínio.  Evite as raquete todas de aço, pois armações deste material tendem a ser pesadas e mal-balanceadas.  A armação deve ser rígida e possuir buracos com protetores de plásticos flexíveis para receber o encordoamento.
T-piece Uma boa maneira de saber se a raquete é de metal ou de grafite é notando se a mesma possui uma peça na forma de "T" ( T-piece ) unindo a haste a armação.  As raquetes de grafite e compostos são moldadas em uma peça só (haste+armação).
Cordas As cordas são as partes mais importante da raquete, permitindo um golpe certeiro e rápido.  É vital que o encordoamento tenha a pressão certa, não podendo ser frouxo nem muito apertado.  Normalmente, as cordas devem ter uma tensão de 5.9kg (13lb).  Um encordoamento bem feito e cuidado deve durar de dois a três anos.  Se as cordas arrebentarem evite remenda-las para não causar maiores danos a raquete, repare elas imediatamente.

Outros...
- Sapatos:
   É importante usar sapatos que proporcionem conforto e firmeza, para que o jogador tenha arranque no jogo.  Os tênis usados para a prática do badminton devem ser acolchoados por dentro e flexiveis, podendo ser de nylon com um solado de borracha mole com ranhuras que deem o atrito necessário para as arrancadas e voltas dadas pelo atleta no jogo.  Evite os solados da cor preta que podem sujar a quadra.
- Cotoveleiras, Tornozeleiras e Joelheiras:
    São recomendadas para dar maior firmeza durante o jogo e para que o atleta preserve os tendões.  Antes de praticar qualquer esporte converse com um médico para avaliar as suas condições físicas.
- Bolsa para as raquetes:
    Além de proteger as suas raquetes e petecas, você pode carregar numa bolsa de raquetes algumas toalhas, raquetes reserva, camisas, talco para as mãos, munhequeira de toalha, fita para a cabeça etc.
- Óculos Protetores:
    Num jogo profissional é recomendado o uso de óculos de proteção, pois contusões nos olhos podem ser perigosas devido as altas velocidades que as petecas atingem em jogo.


Fonte:

Site da Confederação Brasileira de Badminton.
http://www.badminton.org.br

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Assembléia CPERS/Sindicato


Professores aprovam greve nas escolas estaduais a partir de segunda-feira

Decisão foi tomada em assembleia do Cpers na tarde de sexta-feira, no Ginásio Gigantinho

Em assembleia geral na tarde desta sexta-feira no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, os professores aprovaram greve do Magistério do Estado a partir da próxima segunda-feira por tempo indeterminado. Milhares de professores participaram do encontro

Ao longo desta semana, em encontros regionais, a maior parte dos núcleos do sindicato já havia se mostrado a favor da interrupção das atividades.

Na assembleia desta sexta, algumas vertentes da entidade defenderam paralisação em março, no começo do ano letivo de 2012. No entanto, a maioria votou na interrupção das atividades a partir desta sexta — na prática, segunda-feira.  

Por volta das 16h10min, depois da decisão, os professores seguiam em uma caminhada até o Palácio Piratini, na Praça da Matriz, onde pretendem fazer um ato público. 

Veja os pontos de divergência entre o Cpers e o governo do Estado:

O que pede o CpersO que diz a secretaria de Educação
PISO SALARIAL
Pagamento imediato do piso nacional, de R$ 1.187 para 40 horas. O Cpers argumenta que, mesmo tendo assinado a lei juntamente com outros ministros à época, como governador Tarso Genro não a colocou em prática.Sustenta que Tarso assinou documento durante a campanha no qual se comprometia a criar condições, ao longo de seu governo, para cumprir o piso. Informa que não há qualquer possibilidade financeira de pagar imediatamente o piso
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Não concorda com o sistema destinado a avaliar a eficiência do ensino por meio de uma série de indicadores que incluem condições de trabalho, frequência e abandono dos alunos, por considerar que responsabiliza os professores por dificuldades estruturais.Não pretende retirar a proposta da pauta e considera que o Cpers adota uma posição "simplista de quem não quer aprofundar a proposta". O secretário afirma que a própria secretaria será alvo de avaliação por parte da comunidade escolar no sistema previsto
REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Não concorda com as mudanças destinadas a aproximar o Ensino Médio do mercado de trabalho. Elas preveem, entre outras novidades, a inclusão de disciplinas diversificadas em áreas de interesse de cada escola e a realização de "estágios" dos alunos em ambientes profissionaisÉ uma das principais bandeiras da SEC, incomodada com os índices de repetência e abandono do Ensino Médio — de 40%. Argumenta que, hoje, o modelo desse nível de ensino está "completamente falido" e nem prepara para o vestibular, nem garante profissionalização.
Fonte:

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

GREVE?

Lei nacional do piso do magistério é descumprida em 17 estados

No Rio Grande do Sul, professores ameaçam entrar em greve a partir da semana que vem

A lei nacional do piso do magistério não é cumprida em pelo menos 17 das 27 unidades da federação, segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo divulgado hoje. Pela legislação sancionada em 2008, o salário mínimo é de R$ 1.187 para professores da educação básica pública, em jornada semanal de 40 horas. A lei também prevê que os docentes passem pelo menos 33% desse tempo fora das aulas para atividades extraclasse.


Segundo os dados da Folha, essa determinação da jornada é o ponto mais desrespeitado da lei, sendo descumprida em 15 estados. Entre esses 15, quatro — Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará e Bahia — também não pagam o mínimo salarial.



Para reivindicar o cumprimento da lei no RS, o Cpers Sindicato ameaça entrar em greve a partir da semana que vem. A assembleia geral do magistério está marcada para sexta-feira, no Gigantinho, em Porto Alegre. Quarenta, dos 42 núcleos regionais, já aprovaram o indicativo de greve no Estado.


Fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2011/11/lei-nacional-do-piso-do-magisterio-e-descumprida-em-17-estados-3563339.html

sábado, 12 de novembro de 2011

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

GEOMK

Grêmio Estudantil está divulgando a Festa da escolha do rei e rainha nas escolas: Papa, Abramo Pezzi, São Caetano e Aristides Germani.
















segunda-feira, 7 de novembro de 2011

JOGOS ESCOLARES 2011

Nesta sexta-feira dia 04/11/2011 a equipe de futebol de campo categoria infantil feminino conquistou o 3º lugar nos Jogos Escolares Professor Luiz Cesar dos Santos. Parabéns as meninas e a professora Denise pela conquista.