domingo, 28 de agosto de 2011

Curso de Dicção e Oratória

No sábado pela manhã os professores participaram de curso de dicção e oratória ministrado pela FTEC.





















Foquito visitou a escola

Foquito visitou a escola para divulgar o projeto Jornalista Por Um Dia do Jornal Pioneiro. Converse com seus professores e participe.


Eventos CPM GEOMK

A festa da escola de escolha do gato e gata deverá acontecer em novembro na MOVE. Cada turma deverá inscrever um casal de concorrentes e vender 25 ingressos.

Quadro branco

Escola começa implantar quadro branco nas salas. 
O antigo quadro será colocado no fundo da sala para mural.
Todos devem ajudar a cuidar, não escrevendo com caneta inadequada, que mancha.

sábado, 20 de agosto de 2011

Palestra Show poeta Eucajus 2011


Handebol Feminino classificado para 2ª fase

3 vitórias e 1 derrota parabéns semana que vem tem mais, você que ficou em casa por causa do frio, venha torcer.





Handebol Feminino está jogando no Enxutão









Labinf

Laboratório de Informática da escola foi reinagurado pelas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nesta sexta-feira.




quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Movimento Pró-UFRGS Extensão Caxias/ Handebol

Nesta sexta-feira na Câmara de Vereadores ato público em defesa da vinda de um campus da UFRGS, as 16 horas. Participe.

No sábado as 8h30 no Enxutão Handebol Feminino Olga Maria Kayser X Maria Araci. As 7h30 sai ônibus da frente do portão da secretaria. 50 lugares, reserve o seu com as gurias do time e torça.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eventos 2º Semestre 2011 - CPM e GEOMK

Propostas da Direção da escola para debate com estudantes.

Hallowenn - 28 de outubro - Concurso de Fantasia para o turno da tarde

Show de talentos - 04 de novembro - sexta-feira - 19h as 23h - Promover concurso para cartaz e marca do show de talentos. Prêmio: Dois ingressos do baile da gata e gato.

Quatro categorias - Teatro, dança, humor, música - O grupo deve ser no mínimo com a metade dos componentes da escola.
Categorias: Teatro, Dança. Humor, Música - Cada vencedor de categoria recebe um troféu, mais um troféu de campeão geral. Corpo de jurados de fora da escola.

Gato e gata - Votação na enquete - mais de trezentos votos para levar proposta ao CPM da escola.
Data: Final de novembro.

Mutirão - Plantio de flores, pintura das salas e conserto de classes. Fianl de setembro.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Parabéns Edicléia

Na noite de sexta-feira 12 de agosto, o diretor da escola Márcio Cristiano da Silva representou a escola na escolha da rainha e do rei do CENORS, como jurado, na MOVE. A estudante Edicléia Tonetti representou os estudantes da escola.









AGRADECIMENTO ESPECIAL AS FOTOS DO MAIOR FOTÓGRAFO DA SERRA GAÚCHA DANIEL ANDRADE. VISITE O SITE E VEJA MAIS FOTOS:


sábado, 13 de agosto de 2011

OMK 2007 - 2011.doc - rascunho


OMK 2007 - 2011.doc

O debate é sempre muito bom, com o confronto de idéias, com a comparação do que os outros pensa, nos fortalecemos sobre o que acreditamos ou devido a nossa desinformação e despreparo somos convencidos de idéias diferentes do que pensamos. Mas uma uqestão é certa, crescemos, saimos do comodismo.
Nossa escola é um ambiente em que se vive a democracia. Concretizamos isso hoje com eleição para o Grêmio Estudantil, com a participação de duas chapas, estudantes querendo criticar, propor, fazer, mas sobretudo crescer. Mas vamos lembrar ou conhecer o que aconteceu na escola nos últimosquatro anos e meio, em relação aos espaços físicos da escola e espaços de participação.
Em 2007 quando assumimos a direção a nossa escola não possuía laboratório de informática, pois se dizia que não havia espaço físico. Onde hoje está p LabInf ficavam duas salas direção e vice-direção. Quando assumimos decidimos passar a direção para uma sala menor. A parede que separava a direção e vice-direção com ajuda do CPM e com autorização da CROP Coordenadoria Regional de Obras Públicas foi derrubada. Em 2008 recebemos 10 computadores do governo federal, compramos as mesas com verba estadual e recebemos verba federal para instalação das redes lógica e elétrica. O governo estadual na época juntou turmas, fechou setores, quem estava em setor deveria dar aula, para acabar com a falta de professores. Escolas ficaram sem SSE, SOE, algumas escolas fecharam o labinf porque ficou sem profesor. Como nossa escola estava implantando  a informática tivemos autorização para professor neste espaço, dois professores foram incentivados a fazer curso no NTE para ficarem no laboratório, mas após concluído o curso não aceitaram trabalhar neste espaço.
Onde atualmente é a sala da direção era a chamada sala de materiais, servia de almoxarifado e depósito de coisas inúteis, estragadas, quase não dava para entrar. Trnsformamos na sala da direção, mais próxima do saguão, para ter labinf e ficar mais próximo do saguão, para servir melhor profesores e alunos.
Nos banheiros não havia espelhos, nem papel higiênico, nem tampas nos vasos. Uma das portad do banheiro feminino era fechada, pois ali era guardado material de limpeza. Eram somente 3 vasos para 200 meninas por turno.
Na antiga sala de materiais foi encontrado redes de trave, que foram colocadas na quadra do pátio, na mmesma semana foram cortadas com canivete, poe isso o nylon foi substituído por telas de cerca.
Em 2007 com apoio do CPM compramos os brinquedos do parquinho, pois nós temos alunos das série iniciais do ensino funadamental. Infelisente nossas salas não são adequadas a eles, porque cadeiras e mesas são utilizadas também pelo ensino médio, mas enfim criança tem que brincar, socializar-se, fazer amigos. Em 2009 atendendo a reivindicações de professores, alunos, pais passamos o estacionamento dos professores onde antes era o parquinho. O estacionamento ficava onde colocamos a alguns dias duas mesas de concreto (jogar damas - xadrez - uno). Os carros entravam pelo mesmo portão que os alunos, havia risco de atropelamento. Há escolas onde os carros dos professores ficam na rua. Mais segurança para quem ensina e para quem aprende. Ano passado inciciamos o ano com entrada nova, antes não havia cobertura, portão eletrônico, o portão era o dobro do tamanho e vivia caindo. Também trocamos de lugar, invertemos a sala dos professores e secretaria. A secretaria antes era apertada, havia uma campainha no portão dos alunos, que atrapalhava as aulas, e quem precisava ir até a secretaria entrava no pátio. Anteriormente entravam pessoas estranhas ameaçando alunos com deculpa de ir até a secretaria. Os documentos arquivados estavam úmidos e começando a apodrecer. A Agora estão bem organizados, graças ao maior espaço e ao trabalho da equipe, os materiais estão lá e são diretamente repassados a professores e alunos quando solicitados. O interfone dá trabalho para o pessoal da secretaria, mas o atendi,mento é mais rápido e eficeiente.. Mes passado alguém explodiu o interfone, foi trocado, custa dinheiro, outra coisa poderia ter sido comprada.



o blog - ter as fotos de eventos na escola - interativo

tv dvd - móvel - fixo - 2 móvel novamente



conclu~são - valor de quem veio antes reonhecer

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PARABÉNS PELO DIA DO ESTUDANTE


Como nasceu o dia do Estudante
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.


Ninguém fica doido de tanto estudar! É mais fácil ficar doido de tanto ser burro.

Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude!

APRENDER A ESTUDAR
 aprender.jpg

Estudar é muito importante, mas pode-se estudar de várias maneiras…
Muitas vezes estudar não é só aprender o que vem nos livros.
Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas.
É também aprender a ser livres, sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante, às vezes, urgente.
Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas
também a sonhar.
É preciso aprender a crescer, aprender a estudar.
Aprender a crescer quer dizer:
aprender a estudar, a conhecer os outros, a ajudar os outros, a viver com os outros.
E quem aprende a viver com os outros aprende sempre a viver bem consigo próprio.
Não merecer um castigo é estudar.
Estar contente consigo é estudar.
Aprender a terra, aprender o trigo e ter um amigo também é estudar.
Estudar também é repartir, também é saber dar o que a gente souber dividir para multiplicar.
Estudar é escrever um ditado sem ninguém nos ditar;
e se um erro nos for apontado é sabê-lo emendar.
É preciso, em vez de um tinteiro, ter uma cabeça que saiba pensar, pois, na escola da vida, primeiro está saber estudar.
Contar todas as papoilas de um trigal é a mais linda conta que se pode fazer.
Dizer apenas música, quando se ouve um pássaro, pode ser a mais bela redacção do mundo…
………..Estudar é muito
……………..mas pensar é tudo!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

NÃO DEVOLVA PARA A NATUREZA O QUE ELA NÃO PRODUZIU

NÃO SABE O QUE FAZER COM RESÍDUOS ELETRÔNICOS:
 APROVEITE:
O AMBIENTE, DO QUAL TAMBÉM FAZEMOS PARTE AGRADECE

COMPUTADORES, CABOS TELEFONES, CARREGADORES...

DATA: 13 DE AGOSTO DE 2011 - DAS 9H ÀS 17H

LOCAL: PRAÇA DANTE ALIGHIERI

MAIORES INFORMAÇÕES: (54) 3028-6223




domingo, 7 de agosto de 2011

Handebol Feminino

Handebol feminino está treinando para os Jogos Escolares. As gurias estreiam no sábado dia 20 de agosto pela manhã, no Enxutão. Organize a sua turma e vá torcer.