domingo, 31 de julho de 2011

Datas da eleição GEOMK

Segunda-feira 01º de agosto: Retorno as aulas. Colocação de um cartaz no saguão com nominata das chapas e propostas. Chapa 1 e chapa 2 pela ordem de inscrição.

Terça-feira 02 de agosto: Com a presença de uma monitora, as chapas devem se apresentar nas salas de aula para os três turnos.

Quarta-feira 03 de agosto: Debate com os alunos no turno da noite.

Quinta-feira 04 de agosto: Debate com os alunos no turno da manhã e tarde.

Sexta-feira 05 de agosto: Eleições.

Chapa 2 não encaminhou nominata da chapa e propostas por e.mail.

Bom Retorno a todos




Escola é 

... o lugar que se faz amigos.



Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...


Escola é sobretudo, gente


Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.


O Diretor é gente,


O coordenador é gente,


O professor é gente,


O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.


E a escola será cada vez melhor


Na medida em que cada um se comporte


Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”


Nada de conviver com as pessoas e depois,


Descobrir que não tem amizade a ninguém.


Nada de ser como tijolo que forma a parede,

Indiferente, frio, só. 



Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,


É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!


Ora é lógico...


Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,


Fazer amigos, educar-se, ser feliz.


É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)

Semana de formação

De 18 a 21 de julho professores participaram de palestras, oficinas e reuniões, na UCS e na escola.



quarta-feira, 27 de julho de 2011

CHAPAS CONCORRENTE AO GRÊMIO ESTUDANTIL OLGA MARIA KAYSER - GEOMK

CHAPA 1


Integrantes a chapa concorrente ao Grêmio Estudantil gestão 2011/2012

Thiago Negrini - 202
Gabriel Radaeli - 203
Heloísa Bizotto - 201
Thaís Fernandes - 203
Thuise Consorte - 202
Sabrina D'ambrós - 203
Débora Consorte - 202
Neylton Pereira - 201
Luan Terres - 112
William Tavares - 206
Aline Giequelin - 82
Manuela Camargo - 201
Leonardo Rodrigues - 301
Rony Godoy - 302
Bruno Viera - 201
Calebe Horback - 202
Janaina Souza - 202
Monica Reck - 303
MurieleLauksen - 303
Dionata
Scarzi - 108
Mauricio Cardoso - 206


Coordenação Geral

Thiago Negrini - 202
Gabriel Radaeli - 203
Heloísa Bizotto - 201

Coordenação Financeira

Thaís Fernandes - 203
Thuise Consorte - 202
Sabrina D'ambrós - 203

CoordenaçãoEsporte

Débora Consorte - 202
Neylton Pereira - 201
Luan Terres - 112

Coordenação social

William Tavares - 206
Aline Giequelin - 82
Manuela Camargo - 201

Coordenação de Relações Acadêmicas

Leonardo Rodrigues - 301
Rony Godoy - 302
Bruno Viera - 201

Coordenação de Cultura

Calebe Horback - 202
Janaina Souza - 202
Monica Reck - 303

Coordenaçãode Comunicação

MurieleLauksen - 303
DionataScarzi -108
Mauricio Cardoso - 206


PROPOSTAS
·       Fazer um blog, para comunicação com todos os alunos.
·       Fazer intersséries com todos os esportes: Futsal, Handebol e Voleibol.
·       Show de Talentos: Professor Diego Cervelin, como responsável.
- Arrumar radialista.
- Cada aluno trazer 1 kg, de alimento para “agradecimento”, ao radialista que se disponibilizar em vir até o evento.
- Fazer rifa para arrecadamento de finanças para compra de novos equipamentos de som.
- Palco.
·       Grêmio organizar a festa do gatão e da gatinha
- Divulgação
·       Arrumar sala de computação
- Arrumar laboratório de informática.


CHAPA 2



Propostas:
Fazer mais interséries e arrecadar dinheiro.
Interseris de: (vôlei, futsal, handebol, e basquete).
Fazer time para jogar no guri bom de bola.
Fazer times de vôlei, futsal e handebol para os intercolegiais.
Musicas no recreio na SEXTA-FEIRA e ver se possível o intervalo de 30 min com lanches especiais.
Palestras sobre, drogas, sexo, e DST.
Ver como podemos fazer para a melhoria da sala de vídeo, e organizar o laboratório de ciências.
Tentar adquirir mais livros para a biblioteca.
Tentar adquirir dinheiro para trocas dos quadros das salas de aula. (quadros brancos).
Fazer festas de Halloween
Reativar Laboratório de informática
Um dia disponível para dispensa do uniforme
Garfos para comer comidas tipo: massa
Mais passeios
Mais eventos
Concurso para desenhar o uniforme do ano que vem.

Candidatos a chapa para o Grêmio Estudantil 2011 da Escola: Olga Maria Kayser
Nomes dos integrantes:
Nome
Turma
Setor
Turno
Caroline Duarte
101
Geral
Manhã
Camila Ferreira
101
Geral
Manhã
Gabriela Kelermann
106
Geral
Manhã
Daniele Oliveira
101
Acadêmica
Manhã
Lucas Decker
102
Acadêmica
Manhã
Amanda Pereira
102
Acadêmica
Manhã
Jerônimo Nunes
101
Esporte
Manhã
Carlos Mello
101
Esporte
Manhã
Guilherme Doré Gonçalves
103
Esporte
Manhã
Sueli Kohl
106
Social
Manhã
Lilian Nunes
108
Social
Tarde
Tainá  Rodrigues
102
Social
Manhã
Kimberli Moura
101
Comunicação
Manhã
Tayane Machado
101
Comunicação
Manhã
Laura
108
Comunicação
Tarde
Pamêla Paim
111
Cultura
Noite
Therry
71
Cultura
Tarde
Marina
71
Cultura
Tarde
Édson Almeida
101
Financeiro
Manhã
Vinicius Mazzuchini
101
Financeiro
Manhã
Alisson
107
Financeiro
Tarde

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Banda Sob Pressão

Um agradecimento especial para a banda que animou nossa festa julina.

Eleição GEOMK


Foram inscritas duas chapas para concorrer ao Grêmio Estudantil Olga Maria Kayser - GEOMK.
Hoje pela manhã com a direção ficou estabelecido que as duas chapas dever mandar para o e.mail kayserescolaestadual@yahoo.com.br nominata completa da chapa, com nomes completos dos componentes e suas res´pectivas turmas. Também foi solicitado que se for possível encaminhem uma foto para publicação no blog. As propostas enviadas ao e.mail também serão publicadas no blog.
Ficou acertado também que um cartaz por chapa poderá ser afixado no saguão, com a identificação da chapa e propostas.
No dia 04 de agosto quinta-feira após o recreio as chapas participarão de debate nos três turnos.
A eleição será no dia 05 de agosto. No mesmo dia após as 21h os votos serão contados e após o resultado a chapa vencedora estará automaticamente empossada, permanecendo até agosto de 2012.

Boa campanha. Que vençam as melhores propostas e que quem perder ajude a concretizar a organização do Grêmio Estudantil de nossa escola.

Abaixo alguma informações sobre Grêmio estudantil:
Fonte: soudapaz.org - revista Mundo Jovem

O que é o Grêmio Estudantil?

     O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

     O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.


Objetivos

Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.

Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.
Por que um Grêmio na escola?

     Em todo lugar sempre tem algo importante a ser melhorado ou construído. Na sua escola, com certeza, não é diferente.

     O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas idéias e opiniões.

     Mas toda participação exige responsabilidade! Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola.

     É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.
Faça parte desse grupo

     Participar é importante para poder transformar. Se não estamos satisfeitos com alguma coisa, podemos propor alternativas e participar na sua transformação. Se estamos contentes com algo, podemos participar na sua divulgação e contribuir para que outras pessoas aprendam com nossa experiência. Isso é exercício de cidadania.

     Por isso é muito importante aprendermos a participar organizadamente das atividades da sociedade, da nossa comunidade e da nossa escola. E a melhor forma de aprender a participar é participando, ou seja, aproveitando as oportunidades que aparecem ou mesmo criando-as.

     Quanto mais estimulamos a colaboração e a solidariedade dentro da escola e em nossa comunidade, mais estaremos participando da construção de uma cidadania ativa, consciente e responsável.

     Esse é o desafio do GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL.

     PARTICIPE!
Qual grêmio desejamos?

     O grêmio estudantil se constitui em uma representação legítima e democrática dos estudantes. Mas, podem ocorrer diferentes formas de organização e atuação destas entidades estudantis. Elenita Paulino, no audiovisual “Grêmio Estudantil: o estudante participa?”, do Centro Gaucho de Audiovisuais-1988, faz uma análise em relação aos diversos tipos de grêmios existentes, com suas caracterizações.
Cito-os:

Autoritário ou ditatorial:

     É aquele que reproduz na escola o sistema autoritário e capitalista que a sociedade atual nos apresenta através dos seus políticos corruptos, dos meios de comunicação alienantes (...). É um tipo de grêmio que não permite a participação, não está voltado para os interesses da maioria dos alunos (...)

Paternalista ou centralizador:

     Este é do tipo ‘demônio com cara de anjo’. Tem várias características do autoritário. Mas é mais difícil de percebê-las. Ele se apresenta como ‘bonzinho’, compreende a todos, se preocupa com tudo, mas não deixa ninguém participar, porque acha que só ele tem capacidade para fazer alguma coisa, que os estudantes são estúpidos, e se ele não centralizar tudo, a coisa não anda.

Liberal ou despreocupado:

     É o grêmio que desperta simpatia na maioria despolitizada. Não é autoritário e também não faz tudo sozinho. Todo mundo manda e desmanda. Não tem nenhum programa. É dos tais que diz: ‘vamos deixar assim como está para ver como é que fica’. E acaba virando uma bagunça organizada.

Festivo:

     É o que passa o tempo de sua gestão preocupado em organizar bailes, torneios, gincanas etc. Mas está completamente por fora das necessidades dos estudantes. É totalmente despolitizado. O negócio dele é festa. Por isso não ‘incomoda’ ninguém e todo mundo ‘dança a música que a educação alienante quer’.

Democrático:

     De todos os tipos de grêmios estudantis, hoje, em nossas escolas, este é o mais difícil de ser encontrado. E isso não acontece por mero acaso, mas por conseqüência de todo um processo histórico de repressão, de alienação e miséria, que fez de nossa geração uma geração de cegos, surdos e mudos. Este tipo raro pode ser identificado pela sua postura no serviço que presta aos estudantes. É eleito por voto direto da maioria. Elabora seu programa de atividades em cima das necessidades concretas apresentadas em assembléia estudantil. Promove eventos que despertem a consciência crítica e incentivem a participação e organização do Movimento Estudantil (ME). Presta conta de seus atos periodicamente. Não toma nenhuma decisão sozinho. É autônomo e apartidário.

     Tem consciência da importância do seu papel na construção de uma nova educação e sociedade. Por isso busca a conscientização, participação e organização de todos os estudantes, colocando-se a seu serviço”.

     Diante das principais formas com que um grêmio estudantil pode se apresentar, cabe a cada estudante escolher de que maneira a entidade estudantil que dirige pode atuar. Será que autoritária, não permitindo de forma concreta a participação dos colegas? Paternalista, que centraliza todas as ações e atividades em torno de uma pequena diretoria, subestimando a capacidade dos demais colegas em contribuir com a entidade? Liberal, que permite a participação de todos, mas ao mesmo tempo não dispõe de um programa mínimo administrativo que permita identificar uma linha de atuação? Grêmio festivo, que proporciona lazer, mas se distancia das necessidades básicas do aluno e de sua formação política? Ou grêmio democrático, que busque a conscientização, participação e organização de todos os estudantes na construção de uma nova educação e de uma sociedade mais justa e igualitária?

Grêmio que desejamos

- Que colabore na construção da comundiade escolar, como elo entre alunos, o corpo docente e técnico-administrativo;
- Que, junto com a direção da unidade de ensino e professores, busque as mudanças necessárias para a educação;
- Que apresente propostas e sugestões concretas para minimizar os problemas da escola e da comunidade na qual esteja inserido;
- Que desenvolva o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes e a escola;
- Que promova atividades recreativas, culturais, desportivas, literárias e educacionais, estimulando a união de toda a classe estudantil;
- Que crie mecanismos que possibilitem incentivar, desenvolver e estimular o estudante em sua vida educacional, social e profissional. Mas, sobretudo, que possa unir a classe, tornando-a mais participativa e consciente de seus direitos e deveres.
Questões para Debate:

1 - A participação do estudante é importante? Por quê?
2 - Qual pode ser o papel dos grêmios estudantis no processo de transformação social, política e cultural na nossa sociedade?

Todos juntos somos fortes: a comunidade

     O Grêmio Estudantil faz parte da comunidade escolar. Isso significa que
ele participa da rede de atores envolvida com o cotidiano da escola e comprometida com seu dia-a-dia (diretores, professores, funcionários, pais, alunos etc.).


     Um Grêmio que estabelece uma boa rede de relações com os outros atores da comunidade escolar terá mais pessoas comprometidas com as ações que pretende realizar, e assim poderá ampliar o alcance e o impacto de suas iniciativas.


POR ISSO, É IMPORTANTE:

• Saber negociar com a direção da escola, mostrando sempre a importância e a necessidade daquilo que se pretende organizar.

• Buscar o envolvimento dos professores nos projetos, pois eles podem contribuir de formas muito diversificadas e ricas nas ações do Grêmio.

• Investir na comunicação do Grêmio: divulgar sempre e de diversas formas (por exemplo: por cartazes, rádio ou reuniões) as ações que o Grêmio realizou, está realizando e realizará.

• Ouvir as sugestões que os alunos trazem. Afinal, não podemos esquecer que o Grêmio existe para representá-los. Mas vale a recomendação: quando uma sugestão não é viável, é muito importante comunicar os alunos sobre a inviabilidade da idéia, afinal eles têm o direito de saber o porquê.

• Fazer parcerias com instituições (sociais, esportivas etc.) e estabelecimentos comercias da região: envolvê-los em gincanas, campanhas, ações sociais,
culturais e políticas da comunidade. Uma dica importante: não esqueça nunca de divulgar o nome dos parceiros que colaboram com o projeto, é uma medida justa e estratégica para futuros apoios.

• Nunca esquecer: sem trabalho em equipe não existe Grêmio! E sem Grêmio os alunos não podem explorar todas as suas idéias para mudar a escola.

Como Organizar
Propostas de atuação para o Grêmio

Cultura

• Montagens de peças de teatro
• Dança
• Exposições de desenhos, pintura e escultura
• Festas
• Shows
• Festivais de bandas
• Saraus
• Passeios a museus
• Mostras de cinema e teatro
• Oficinas culturais e de artesanato
• Semana Cultural
• Concursos literários (poesia, contos, crônicas)

Esportes

• Campeonatos de futebol, vôlei, basquete, handebol etc.
• Participação em campeonatos interescolares
• Mini-olimpíadas (corridas, saltos, basquete etc.)
• Gincanas

Política

• Palestras, debates, manifestações
• Avaliação dos diretores, professores e alunos no processo de aprendizagem
• Garantir o voto dos estudantes no Conselho Escolar
• Campanhas a favor da Cultura de Paz
• Parcerias com Grêmios de outras escolas

Social

• Campanha do agasalho, alimento etc.
• Reciclagem de lixo
• Campanhas de prevenção (gravidez precoce, drogas etc.)
• Embelezamento da escola (murais, painéis, grafites)
• Grupos de discussão (preconceito, inclusão social)

Comunicação

• Rádio escolar
• Jornal dos alunos
• Participação na reunião de representantes de classe
• Participação no Conselho Escolar

Como Organizar
Questões mais freqüentes

Onde encontramos informações sobre Grêmio Estudantil?

     Em entidades representativas dos estudantes. Também está prevista na Lei Federal 9.394 de 20 de dezembro de 1996 a responsabilidade de diretores, professores e coordenadores pedagógicos repassarem aos alunos todas as informações solicitadas. Outra coisa interessante é conversar com pais e amigos que fizeram e fazem parte de movimentos estudantis, seguramente eles têm muitas experiências para compartilhar.


O Grêmio tem direito a uma sala na escola?

     Sim. Mas se a escola não tiver nenhuma sala disponível para servir de sede permanente para o Grêmio, ao menos deve ser cedida uma para que as reuniões aconteçam.


Quais alunos podem participar da diretoria do Grêmio?

     Qualquer aluno matriculado na escola, inscrito na chapa vencedora, poderá ser da Diretoria do Grêmio.

     Os cargos serão discutidos pelos próprios membros da chapa, de acordo com as áreas de interesse de cada um.


Os integrantes do Grêmio podem sair da sala de aula quando houver necessidade?

     Evitem marcar reuniões e atividades do Grêmio em horários de aula, pois participar do Grêmio não significa não participar das aulas! Pelo contrário, quanto mais envolvidos com as disciplinas, com os professores e com a Escola em geral, mais saberão o que propor e melhorar! Em casos urgentes, a saída é permitida apenas com autorização do professor ou da Direção da Escola. Para facilitar, os representantes de classe podem repassar as informações necessárias para os alunos em cada sala que representam.


O que se pode fazer com recursos financeiros captados pelo Grêmio?

     Vocês podem utilizá-lo para organizar e promover atividades ou eventos do Grêmio. Por exemplo: comprar material para o cenário de uma peça de teatro, comprar um computador para a sala do Grêmio, um aparelho de som, promover uma excursão para um museu etc.

     Mas atenção: nenhum membro do Grêmio pode ser remunerado.
     A participação é voluntária.


O que acontece com os bens materiais que o Grêmio adquire?

     Quando uma Diretoria encerra seu mandato e outra assume, os bens adquiridos permanecem no Grêmio Estudantil. Estes bens formam o patrimônio do Grêmio. No final de cada mandato ele será averiguado pelo Conselho Fiscal.

     É muito importante haver transparência no gerenciamento, prática de prestação de contas periódicas do Grêmio e o incentivo à participação dos alunos nas decisões sobre como gastar recursos.


Onde começa e onde termina a autonomia do Grêmio?

     O Grêmio atua de forma independente da Diretoria, Conselho de Escola e APM, ou seja, tem autonomia para elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola. Para realizá-las, no entanto, deverá contar com autorização da Direção ou do Conselho da Escola, pois as propostas deverão ser sempre discutidas e agendadas. É direito dos estudantes participar da organização do calendário e das atividades que serão realizadas na escola.

     Quanto aos partidos políticos, eles fazem parte da nossa vida política e atuam nos movimentos sociais e estudantis, mas o Grêmio deve procurar agir sempre com independência e autonomia, respeitando a pluralidade dos alunos que representa. Cada estudante pode ter sua preferência político-partidária, assim como militar em favor dela, no entanto, ela não é condição necessária para a participação no Grêmio Estudantil.


A direção escolar pode proibir o Grêmio de realizar alguma atividade? E escolher seus representantes? E dizer quais atividades pode realizar?

     Não. A Direção da Escola pode discutir parcerias e projetos com o Grêmio, mas suas atuações e prioridades serão definidas pelos estudantes.


O estatuto do Grêmio precisa ser registrado em cartório?

     Depende. Se a Diretoria do Grêmio e a Direção da Escola não acharem necessário, uma cópia do Estatuto do Grêmio é anexada no livro de atas do
Conselho Escolar e outra cópia enviada à Diretoria de Ensino responsável pela escola. Isso já é suficiente para legitimar sua existência. Nos casos de Grêmios
que dispõem de recursos financeiros relevantes, e o coordenador geral é maior de idade, é interessante registrar o Estatuto do Grêmio em cartório para que se possa abrir uma conta bancária.
Modelos de Estatuto

     O Grêmio deve registrar em documento escrito seus princípios básicos. Esse documento chama-se Estatuto. É ele que garante a organização e a autonomia do Grêmio Estudantil, pois determina os objetivos e finalidades da entidade, a estrutura administrativa, o processo eleitoral, os direitos e deveres de seus membros, as esferas de decisão etc.
     O Estatuto não precisa ser registrado em cartório para ser válido. O importante é que seja aprovado em Assembleia Geral e encaminhado para a direção da escola, para a Associação de Pais e Mestres e para a Diretoria de Ensino de sua região (caso você estude em uma escola da rede estadual ou particular) ou para o órgão correspondente da Secretaria Municipal de Educação de sua cidade (caso sua escola pertença à rede municipal). Se o Estatuto for registrado em cartório, o Grêmio poderá realizar convênios formais com outras entidades, adquirir bens etc., mas alunos menores de 18 anos não poderão participar de alguns cargos de sua Diretoria ou Conselho (como Coordenação Geral ou Coordenação Financeira), o que pode dificultar o funcionamento do Grêmio Estudantil.

     Apresentaremos aqui um modelo de Estatuto como sugestão. É importante que vocês leiam e discutam quais as melhores normas para o Grêmio de sua escola.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

sábado, 9 de julho de 2011

Festa Julina algumas fotos



Formatura Miniempresa

Aconteceu no UCS teatro a pouco. Nossa escola recebeu o toféu destaque 2011.




Festa Julina foi um SUCESSO

Festa Julina foi um sucesso - mais de R$ 3.000,00 de lucro. Direção, Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres agradecem a participação de todos. 
As 19h formatura da Miniempresa na UCS. Na volta publico mais fotos e vídeos.